quinta-feira, 26 de agosto de 2010

CONHEÇA MAIS SOBRE A LEGIÃO DE MARIA NA NOSSA PARÓQUIA


PLANEJAMENTO 2010 – “LEGIÃO DE MARIA”




  1.  Justificativa: A "Legião de Maria" nasceu em Dublin, em 07/09/1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora e por iniciativa de Frank Duff, que reunindo umas quinze pessoas procuravam uma forma de apostolado.
Todos invocam o Espírito Santo e rezam o Terço, após o que resolvem visitar, dois a dois, tal como os Apóstolos, os doentes de um hospital de Psiquiatria. Exprimem também o desejo de se reunirem todas as semanas.
A Legião de Maria acabava de nascer com suas características:
- oração em comum,
- trabalho apostólico bem determinado,
– reunião semanal.
Esta forma de apostolado foi animada de uma grande confiança na ação de Maria a favor da evangelização, de forma a se estender por todo o mundo.



2.   Objetivo Geral: A Legião de Maria é um movimento da Igreja Católica constituída de leigos e leigas que tem como vocação a Missão Evangelizadora no Mundo.
Os seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da igreja.
A Espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé e na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria na obra da redenção, e no estabelecimento do Reino de Deus no mundo.
Os legionários dão-se, pois, a Nossa Senhora: querem ajudá-la na sua Missão de Mãe da Igreja, encarregada de criar e educar na vida divina os membros do Corpo de Cristo e também encarregada de combater o pecado que afasta as pessoas de Deus.
Os agentes Missionários da Legião de Maria consideram-se instrumentos da Rainha dos Apóstolos e, pela sua íntima união com Ela, entregam-se a ação do Espírito Santo que é o principal Agente da Evangelização.
3.   Objetivos Específicos: Executar um trabalho apostólico e definido do qual são encarregados pelo grupo e de que prestam contas em cada reunião.
A Legião de Maria tem o objetivo de promover a integração das pastorais e movimentos da paróquia através da informação, esclarecimento e encaminhamento das pessoas visitadas na nossa comunidade para os trabalhos destas pastorais e movimentos.
Um objetivo específico é a expansão para recrutamento de novos membros, tanto ativos como auxiliares, feito através da entrega de convites pessoalmente nas missas e nas visitas domiciliares, colocação de cartaz convite na paróquia, realização de missa específica para recrutamento, informação no “site” da paróquia sobre o trabalho legionário.
A divulgação da devoção a Nossa Senhora e a reza do terço, são muito importantes para a Legião de Maria. Os legionários entregam nas visitas domiciliares terços e folhetos que ensinam a oração do terço, folhetos com orações a Nossa Senhora, divulgam e participam das novenas, rezam o terço em praça pública, divulgam no “site” da paróquia artigos sobre Nossa Mãe Maria.
A Legião de Maria está à disposição da Autoridade Eclesiástica para toda atividade de apostolado leigo.
Todo trabalho legionário é como que uma participação na Missão de Maria, sendo pois executado em União com Maria.
O objetivo principal é a santificação dos seus membros e de todas as pessoas que tiverem contato.
O segredo legionário é exigido a todos os membros ativos, em razão das visitas domiciliares.
4.   Atividades dos membros ativos:
- Assistência espiritual, atualmente a 225 (duzentas e vinte e cinco) famílias.
- Visitas a doentes, pessoas idosas e solitárias (caso necessitem de receber a eucaristia em casa a paróquia é avisada);
- Visitas domiciliares (de porta em porta) onde encontramos os não católicos, novos habitantes da paróquia, às famílias por ocasião de um batismo ou de um falecimento;
- Iniciando trabalho com os Vicentinos para visitar ex-assistidos;
- Oração no dia de finados nas campas do Cemitério do bairro (pastoral da esperança);
- Ajudar nos momentos celebrativos da Paróquia quando solicitado;
- Envolvimento em atividades interdiocesanas (ex: servir café da manhã para moradores de rua na Paróquia de Santana);
- Divulgar artigos cristãos para leitura e matérias específicas da Legião de Maria, ambos disponibilizados no “site” da nossa Paróquia;
Enfim qualquer atividade pastoral que a Comunidade necessite.

5.   Organização:
A Denominação da Legião de Maria e os diversos termos em latim que utiliza foram tirados da Legião romana porque são universais e compreendidos em todo o mundo. Sugerem também a disciplina e a organização fortemente estruturada do movimento, porém com raízes profundamente baseadas no Amor e misericórdia de Deus a exemplo de Maria, nossa Mãe.
Os estatutos do movimento tem como base o Manual Oficial da Legião de Maria. Este Manual é também um tratado de espiritualidade e um guia prático para os membros.
O elemento de base da Legião de Maria é o Praesidium. Em nossa paróquia temos dois Praesidia que relacionamos abaixo.
Outros termos em latim utilizados podem ser conhecidos no “blog da Legião de Maria” que se encontra no “site” da nossa paróquia.

6.   Coordenação:
Na Paróquia de Santa Teresinha contamos com dois Praesidia:
- Praesidium Auxiliadora dos Cristãos – reunião às terças-feiras às 20h na sala 18
Quantidade de membros ativos:  06 (seis).  Joana, Sila, Maria José, Leny, Marli e, em experiência, Carlos Eduardo.
Quantidade de membros auxiliares: 142 (cento e quarenta e dois)
Presidente: Joana.
- Praesidium Maria de Nazaré – reunião aos domingos às 9h15m na sala 18
Quantidade de membros ativos: 03 (três). José Antonio, Sonia e Bernadete.
Quantidade de membros auxiliares: 83 (oitenta e três)
Presidente: José Antonio.

Foi entregue ao Sr. Pároco o Planejamento Anual da Curia Maria Legionis, a qual pertencemos e contamos com dois membros Oficiais, eleitas Vice-Presidente e Tesoureira. Estes Oficiais participam do trabalho na Paróquia e também das 03 reuniões mensais na Curia Maria Legionis, que tem sede na Igreja Nossa Senhora de Fátima na Av. Imirim e uma reunião mensal no Comitium Reconciliatrix que tem sede na Paróquia de Nossa Senhora da Salete.



Nenhum comentário:

Postar um comentário